CÂMARA DE ILHÉUS HOMENAGEIA JOÃO LUCAS IJINO SANTANA, 1º DIPLOMATA ILHEENSE


De autoria do vereador Vinicius Alcântara (CIDADANIA), a Câmara de Vereadores de Ilhéus homenageou nesta quarta-feira (3) com Moção de Congratulações e Aplausos o 1º diplomata ilheense de carreira, João Lucas Ijino Santana, pelos seus 10 anos de carreira diplomática no Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.

Graduado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais pela Universidade Estadual de Santa Cruz, foi aprovado em concurso e recebeu a “Bolsa-prêmio de Vocação para a Diplomacia” do Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – a academia diplomática brasileira. Aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), em 2013, Ijino tornou-se o primeiro diplomata de carreira da história nascido em Ilhéus.

Filho de José Carlos Santana e Eunice Ijino Santana, também ilheenses, João Ijino teve toda a sua formação na rede pública municipal, tendo estudado em escolas como: Escola Municipal Perpétua Marques, Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), e Grupo Escolar General Osório e no Centro Integrado Rômulo Galvão (CIERG).

Durante esses 10 anos de atividade diplomática, Ijino inicialmente trabalhou na Embaixada do Brasil em Porto Príncipe, Haiti, onde desempenhou, entre outras funções, a chefia do Setor de Cooperação Técnica e Humanitária da Embaixada, secundando esforços na pacificação e reconstrução do país. Em seu segundo posto, atuou na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Argentina. Onde cooperou na repatriação de brasileiros no período da Pandemia do COVID-19.

Atualmente, Ijino chefia o Setor de Promoção Comercial, Atração de Investimentos e Turismo da Embaixada do Brasil no Peru. Nessa função, o diplomata ilheense atua para promover as exportações brasileiras, apoiar as empresas brasileiras com presença comercial no Peru, atrair investimentos e promover os destinos turísticos brasileiros.

Com esta homenagem o Poder Legislativo Municipal destaca o sucesso do ilheense João Lucas Ijino Santana nesses 10 anos de carreira, em que, com méritos, tem representado o Brasil no cenário internacional.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu