ATUALIZAÇÃO DAS PRÉ-CANDIDATURAS EM ILHÉUS: A TRINCA DA HORA


 Jerberson Josué


Com o desenvolvimento da pré-campanha, três nomes foram destaques nessa segunda semana de janela partidária.

Adélia Pinheiro (PT) ganhou espaço, marcando presença em reuniões e encontros com diversos segmentos sociais. Também recebeu visibilidade, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, nas entregas das grandes obras da Secretaria da Educação da Bahia, ainda sob o comando da médica e professora aposentada da Uesc, onde ela exerceu dois mandatos de reitora. Sem falar na foto de mãos dadas com o presidente Lula, que dispensa comentários sobre seu significado político.

O vereador Augustão também balançou o coreto. Sua chegada no PDT, recebendo o suporte de dois pesos pesados da política baiana, o deputado federal Felix Mendonça Jr (presidente do partido na Bahia) e o vice-presidente estadual da sigla, José Carlos Araújo. Em entrevista a este PIMENTA, ele avisou que tem autonomia para decidir sobre as eleições em Ilhéus e não descartou caminhar sozinho, se não houver acordo com outros partidos.

O empresário Valderico Reis Júnior (UB) fecha a trinca da hora em Ilhéus. Pontuando bem nas pesquisas disponíveis até dezembro de 2023, o pré-candidato acertou em cheio com o lançamento do programa Papo de Gestão, que vai ao ar aos sábados, a partir das 8h, na Gabriela FM. Depois de superar um momento difícil na vida pessoal, retomou as andanças pela cidade e ganha corpo nas ruas.

ATUALIZAÇÃO DO TABULEIRO

No campo governista, pré-candidaturas disputam a preferência dos governos federal e estadual. O vice-prefeito Bebeto Galvão, forjado na luta sindical e articulador político do PSB no sul da Bahia, quer as bênçãos governistas. Para isso, tem o apoio da deputada federal Lídice da Mata.

O vereador Jerbson Moraes (PSD), ex-presidente da Câmara de Ilhéus, tem o apoio incondicional do deputado federal e um dos líderes do PSD na Bahia, Paulo Magalhães, que reafirmou a garantia da legenda ao edil ilheense.

A advogada Wanessa Gedeon, do Novo, segue afinando o discurso e amolando as canelas, pois sabe que tem muito o que rodar na cidade. Seu trabalho na OAB, com importante repercussão na defesa dos direitos das mulheres, é um ativo político a ser colocado na vitrine da pré-campanha. A ver.

Edson Silva, do PRTB, nas suas rodas de conversa com os amigos e companheiros, tenta atrair os formadores de opinião e lideranças comunitárias para a sua pré-campanha. Já o Coronel Resende, que apareceu em foto com Bolsonaro, tenta colar sua imagem à do ex-presidente.

Dos quadros mais preparados que já passaram pela Câmara de Ilhéus, o ex-vereador Makrisi e seu novo partido, o PSOL, têm o desafio de construir uma pré-candidatura competitiva.

O ex prefeito Jabes Ribeiro (PP), decano nas disputas eleitorais de Ilhéus, tem rodado Brasília em construção de suportes e articulações para sua pré-campanha. O experiente político segue suas táticas à risca. Afinal, é doutor em vitórias eleitorais desde 1983. Isso não significa dizer que venceu todas, mas, até perdendo, meio que “escolheu” para quem perder.

E, por fim, o prefeito Mário Alexandre, mesmo sem anúncio oficial, já roda a cidade em companhia do secretário Bento Lima, seu pré-candidato não declarado. Ainda que de forma tímida, o grupo do Governo Municipal já segue Marão no apoio a Bento, o que é natural.

Uma incógnita a ser resolvida com o fim da janela partidária é o abrigo político de Bento, o virtual pré-candidato governista, especialmente após ruídos no PSD de Marão, liderado pelo senador Otto Alencar na Bahia.

Sigamos atentos aos próximos capítulos no desenrolar das eleições 2024.

Jerberson Josué é ativista social.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu