Dia dos Professores: data especial de conquistas e desafios


Com a chegada da Pandemia o Dia dos Professores foi comemorado de forma diferente. Nada de abraços , beijos , apertos de mãos, foi um dia único e bem distante da realidade que até aqui já vivemos. Mas de forma remota ou presencial/limitada, o amor e o carinho para com os nossos alunos permanecem latentes em nossos corações . 

Em meio a essa trágica pandemia, surgiu algo importante para nós professores , pois muitos pais e responsáveis puderam dentro dos seus lares, compreender o trabalho árduo e continuo que nós exercemos no dia-a-dia em sala de aula na práxis pedagógica. Com o coronavírus, as famílias passaram a exercer os dois papéis ( educar / ensinar ) , assim muitos pais passaram a perceber de perto a complexidade do exercício do magistério, pois além de ensinar , nós professores temos que dominar os assuntos , planejar as aulas, as atividades e executar em sala o que pensamos para que nossos alunos possam aprender .

Hoje, dia em que se comemora o Dia dos Professores , temos que comemorar nossa valorização , pois nossas ausências nas salas de aulas por força da pandemia , mudou muitos olhares sobre o papel que exercemos.

Por tudo isso, recebemos olhares afetuosos, carinhosos e de importância do nosso trabalho como educadores e educadoras.

Com a pandemia nossa atividade triplicou , trabalhamos manhã , tarde e noite , muitas das vezes cansados , exaustos, estressados , esgotados , mas sem desistir do cumprimento da nossa missão , que é ajudar na transformação de vida do outro. Dito isto, me orgulho de ser professor ! Pois posso contribuir na vida de diversas pessoas de forma positiva , através da educação e do meu trabalho , isso é um privilégio para poucos , por isso somos tão especiais . 

Aproveito essa data, que é o Dia do Professor, para pedir a sociedade como o todo , ao poder público RESPEITO, apoio, mais valorização , salários dignos , formação adequada e boas condições de trabalho, lugar de fala e de escuta tão importantes para nossa prática.

Não se fará uma uma educação de qualidade , sem a figura do professor ! Dizia Paulo Freire : “ o educador se eterniza em cada ser que educa “. Um grande abraços a todos os professores deste país , em especial aos de Ilhéus , minha terra , um Feliz Dia do Professor e parabéns por todo o trabalho que exercemos com maestria , compromisso social , zelo e amor. 


Professor Emenson Silva 

Coordenador do Curso Gabaritando 


Coordenador do Projeto Transformar .

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu