Manifesto do Corredor Educacional da BR 415 sobre o Transporte Municipal de Ilhéus

 



É conhecida a situação degradante na qual se encontra o Transporte Municipal de Ilhéus. Além da tarifa abusiva, a população é submetida diariamente às condições  precárias dos veículos, condições essas que propiciam acidentes e até mesmo a morte de cidadãos.

O transporte de Ilhéus lucra com o sofrimento da população! 

Em nome do lucro, as empresas privadas responsáveis pelo transporte da cidade negligenciam a manutenção dos veículos, reduzem a frota, as linhas e os horários e deixam trabalhadores e estudantes à mercê de um serviço sucateado.


Após passar o dia trabalhando e estudando, a população ilheense volta para casa pagando caro por muito pouco! 


Lutamos por um transporte público pautado nas necessidades da população, que não priorize o lucro em detrimento da vida e que sirva de fato aos trabalhadores e estudantes e não às empresas privadas. 


Entendemos que a luta dos trabalhadores e estudantes por um transporte de qualidade em Ilhéus deva se unificar!


As Entidades Representativas Estudantis do Corredor Educacional da BR 415 vêm acompanhando em alerta as reuniões do Conselho Municipal de Transporte de Ilhéus, em defesa da participação democrática da população nas discussões e decisões acerca da pauta do transporte.


Unificamos forças nessa luta!


Enquanto representações estudantis, sempre nos dispusemos a elaborar propostas para melhoria das condições do transporte, apontando as suas debilidades e a urgência de soluções imediatas. Afinal, garantir transporte é garantir permanência estudantil! 


Contudo, as empresas e a governança local se negam a construir um diálogo democrático com ampla participação das e dos trabalhadores e estudantes, preferindo reuniões a portas fechadas ou com pouca presença da população.

 

Assim, tentam impedir nossa classe de participar ativamente desse processo. Não aceitaremos!


Por esta razão, somente a organização popular pode barrar a precarização, fazendo avançar melhorias no serviço e barrando o aumento abusivo da tarifa.



SÓ A LUTA MUDA A VIDA! VENCEREMOS!


PELA AMPLIAÇÃO DA FROTA, DOS HORÁRIOS E LINHAS!

PELA MANUTENÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DOS VEÍCULOS!

CONTRA O AUMENTO ABUSIVO DA TARIFA!

Assinam este Manifesto:
Diretório Central das e dos Estudantes Livre Carlos Marighella - UESC

Diretório Central de Estudantes - UFSB

Estudantes do SESI

Grêmio Estudantil Costa do Cacau - IFBA

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu