Ilhéus Pretende Iniciar Ano Letivo Sem Aproximadamente 700 Professores.

O ano letivo da rede municipal de Ilhéus está previsto para iniciar nesta quarta-feira, 08/02/2023, com a Jornada Pedagógica, e dias 09/02/2023 e 10/02/2023 também. No entanto, os mais de 700 professores que foram dispensados no final de ano pela SEDUC e PMI ainda não foram recontratados. Na verdade o processo seletivo que é aguardado desde o final de ano ainda não iniciou.

 A preocupação de pais e da sociedade como um todo, é a respeito do transtorno que essa falta de professores vai gerar. Há quinze anos Ilhéus não realiza concurso, em 2017 e 2018 a prefeitura adotou o PDV, programa de demissão voluntária, o qual resultou na aposentadoria de centenas de professores, gerando assim um déficit absurdo de professores efetivos na rede. Este já é o sétimo ano da atual gestão, porém o problema ainda não foi resolvido, de tempos em tempos ouvimos falar que a prefeitura realizará este tão necessário concurso, mas, até agora é só promessa! Todavia, é o retorno às aulas de 2023 que mais preocupa a todos neste momento.

 É sabido que há escolas em Ilhéus onde não tem nenhum professor efetivo, outras escolas contam com apenas um ou dois concursados. Para agravar a situação ainda mais, sabemos também que a pandemia acentuou ou maximizou os déficits de aprendizagens.

 Depois de 2019 e 2020 de aulas remotas, foi a partir de mais da metade de 2021 que as aulas presenciais de fato retornaram. 2022 foi o primeiro anos pós pandemia  em que as aulas foram cem por cento presenciais, foi um ano muito difícil para todos, principalmente para os alunos os quais enfrentaram muitas dificuldades. 

É aguardado que agora em 2023 essa atenção especial seja dada aos alunos de forma a potencializar o aprendizado, buscando minimizar os danos destes anos anteriores. Portanto é inadmissível, seja por qual pretexto for, que Ilhéus  retorne às aulas sem um dos fatores primordiais em uma escola, o professor!

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu