VEREADOR AUGUSTÃO SOLICITOU E TEMA SOBRE O DESSERVIÇO DO TRANSPORTE PÚBLICO VOLTA A SER DEBATIDO NA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS

 


A situação do transporte público coletivo foi tema de reunião que ocorreu na última quarta-feira (9), na câmara de Ilhéus.

Esse foi o 1º encontro realizado pelo Legislativo em 2022, para tratar desse assunto. A solicitação ocorreu pela “Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana” da Câmara, composta pelos Vereadores Carlos Augusto “Augustão” (PT), Nerival Reis (PSL) e Alzimário Belmonte “Gurita” (PSD), e contou com o apoio do Presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD).

De acordo com o presidente da comissão, o vereador Augustão e, o objetivo foi dar seguimento aos trabalhos já realizados pela comissão em 2021, em que foram realizadas audiências públicas. Posteriormente resultaram na Comissão Especial de Inquérito – (CEI), resultante do acordo dos 15 milhões firmado entre a prefeitura e as empresas Viametro e São Miguel, esta extinta no início de 2022, pela base do governo Mário Alexandre. 

Augustão afirma que, busca discutir ações de melhoria diante da crise e impasse que o serviço se encontra no município. ‘‘Não podemos mais usar a pandemia como justificativa, pois boa parte da população já está vacinada, as aulas presenciais já retornaram, as pessoas precisam ir para o trabalho, os moradores dos distritos enfrentam dificuldade, inclusive os feirantes que abastecem as feiras livres em especial do Malhado, pois muitas comunidades só têm um ônibus por dia. É um problema que afeta não só os Ilheenses, mas também turistas, inclusive aos finais de semana e feriados’’.



Estiveram presentes representantes: SUTRAN, Coronel Serpa; Presidente da APPI, Osman Nogueira; Empresa São Miguel, Josemir Dias; Empresa ViaMetro, Carlos Alberto; Colégio da Polícia Militar-CPM, Dinorá leão e o Sub. Tenente Cláudio Duarte, A professora e Especialista em Mobilidade Urbana, Peolla Paula Stein; Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís, Alan Frisso; SINDATRAN, Valério Bonfim, Jailton Almeida e Gilson Pedra; Estudante, servidora do SAMU e usuária do transporte público, Paula Andrade.

O diretor da SUTRAN, Coronel Serpa, afirmou que reuniões estão sendo feitas com representantes das comunidades, em especial dos distritos, e que a população pode procurar a SUTRAN para obter informações. Que está havendo o remanejamento das linhas, e que o objetivo a curto prazo e ofertar a população o serviço como ele estava antes da pandemia do covid-19, e posteriormente ir melhorando o serviço.

Após os questionamentos feitos durante a reunião, os representantes das empresas Viametro e São Miguel, afirmaram que estão trabalhando em colaboração com a SUTRAN e se colocaram à disposição da câmara de vereadores, informaram que linhas estão sendo ampliadas, inclusive linha direta para estudantes de todos os turnos da UESC, Faculdade de Ilhéus (Madre Thaís) e demais instituições de ensino, para atender alunos residentes das zonas norte e sul da cidade. Josemir Dias, acrescenta que está sendo desenvolvido aplicativo para os usuários do transporte público.

Também estiveram presentes os vereadores Enilda Mendonça (PT), Abraão Oliveira (PDT), Tandick Resende (PTB), Paulo Carqueija (PSD), que reforçaram o apoio na busca por solucionar o problema que compromete a mobilidade, prejudica o ano letivo dos estudantes, e afeta diretamente a economia do município.

A prefeitura de Ilhéus não encaminhou representante, os vereadores esperam que em uma próxima reunião possam contar com o executivo para discutir questões como a implantação do bilhete único no transporte público de Ilhéus.


Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu