ARMÁRIO COLETIVO DE ILHÉUS completa 01 ano de existência

O projeto Armário Coletivo de Ilhéus faz aniversário de 01 ano.
A ideia de 2 moradores do bairro Pontal com apoio institucional do Grupo de Amigos da Praia  partiu de um conceito de Economia Circular e Compartilhada.

Ao longo de 12 meses foram milhares de objetos compartilhados, como roupas, móveis, livros, plantas, e todo tipo de utensilio com uma diversidade impressionante.
Dia 12 de outubro de 2020, próxima segunda-feira e feriado nacional haverá comemoração especial . Acontecerá troca-troca de brinquedos e livros infantis entre as crianças, estimulando uma consciência para sustentabilidade e solidariedade desde cedo. 
De forma inédita será inaugurado um GRAFITE COM MAIS DE 30 metros de extensão dedicado à Economia Circular e discussão sistêmica sobre pós-consumo e sustentabilidade.
O Armário se baseia em 3 princípios:
- deixe o que gostaria de receber;
- cuide do armário como se fosse seu ;
- compartilhe o que quiser;

Os Grafites tem assinatura da artista Rebeka Lawinsky, e também de Dado Loko e Rildo Foge, este último com importantes trabalhos internacionais. 
A inauguração desta obra de Arte de Rua só e possível em face da parceria entre os moradores, os guardiões do Armário Coletivo, a SSN Incorporações e Pontal Park Residencial que financiou os  materiais para confecção do Grafite, bem como a nova iluminação da via pública.
Dado Loko, nome artístico do Cientista Social e Grafiteiro Aldo Santos , ressalta a importância do Artivismo na ocupação dos espaços públicos: “era uma rua suja, com entulho, muito lixo, ratos, escuridão e assaltos. Após o Armário Coletivo tudo isso mudou. Este fato histórico demonstra como a mobilização social comunitária e as Artes impactam positivamente as pessoas. Durante a confecção das pinturas os pedestres passam e conversam, perguntam, questionam, essa interação fascinante entre o Artista e Povo que o Grafite possibilita. Arte de Rua, Arte Livre, Arte para todos. Por isso valorizar a Cultura é tão relevante para formação de uma sociedade justa.”
O Armário Coletivo é Off-line, ou seja, funciona na rua, 24 horas por dia, 07 dias da semana, seguindo ideais de auto-gestão e auto responsabilidade. Como ele é útil para todos, todos cuidam juntos.
A comunidade do bairro Pontal e de toda cidade está convidada para o aniversário de 01 ano que terá as seguintes atividades:
- Troca-troca entre as crianças;
- Inauguração dos Grafites;
- Exposição de Varal da História do Projeto;
- Bate-papo com o GAP-Grupo de Amigos da Praia ;
- Poesia;

E para 2021 as pretensões são grandes, pós-pandemia  a ideia dos Guardiões do Armário e do Grupo de Amigos da Praia-GAP é montar novos  Armários Coletivos , no mesmo formato de Economia Compartilhada, em universidades, faculdades privadas e outros bairros assim como já acontece em Florianópolis com coordenação de Carina Zagonel, e tornou-se importante referência de Mercado de Redistribuição gratuito conforme Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS 11 e 12 da ONU.
 Mais informações no Instagram do Armário Coletivo @armario_de_ilheus
Endereço Travessa do Bonfim, Pontal, perto da Obra do Pontal Park

Contato Jurema ou Paulo Paraíso: 073-991128849
falecomjurema@gmail.com
Data 12/10/2020
Horário : a partir das 09 horas
Obs: Utilizar máscara na via pública seguindo as normas do Decreto Municipal.









Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu