PORTO SUL: MIRINHO CITA ALGUNS NOMES DOS QUE REALMENTE LUTARAM PELAS OBRAS DO PORTO SUL SEREM REALIDADE EM ILHÉUS


Há alguns dias foi publicado um vídeo do prefeito Mário Alexandre em sua página oficial do instragram onde em sua fala dava a entender que a luta pela vinda o porto sul foi devido a sua luta como prefeito, entretanto todos os munícipes de boa memória recordam que a realidade hoje das obras do Complexo Logístico Intermodal Porto Sul foi devida a grande luta e mobilização dos movimentos sociais liderados principalmente pelo COESO e essa luta hoje completa 10 anos entre a promessa e o inicio das obras.

O vídeo egoísta e mentiroso do prefeito Mário Alexandre deixou revoltados os participantes da verdadeira luta que trouxe essa importante obra para Ilhéus, inclusive o ativista da saúde Ailton Enfermeiro da COCI mandou um áudio em um grupo de whatsapp citanto Aldircemiro Duarte (Mirinho) como o líder que mais influenciou nessa vinda quando presidente do COESO, então Mirinho fez questão de agradecer o reconhecimento de alguns que acompanhou todas as mobilizações e fez questão de citar também nomes de alguns que foram extremamente importantes nessa caminhada.

A grande preocupação dos grupos que foram para as ruas é da extrema necessidade de geração de emprego em Ilhéus e região, assim como o cumprimento das promessas das empresas que participarão da construção deste empreendimento de qualificar mãos de obras para ocupação das vagas, assim como o desenvolvimento local.

                                                                   Fotos da última Mobilização ( setembro de 2019)


Ouçam os áudios de Mirinho:


Acompanhe uma breve história sobre o Porto Sul


Porto Sul, também referido como Complexo Logístico Intermodal Porto Sul ou Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul, é um projeto de porto brasileiro a ser construído no distrito de Aritaguá do município de Ilhéus, estado da Bahia.

O projeto prevê que sua área de influência também envolverá um aeroporto internacional, uma ferrovia, um centro industrial, uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), novos acessos rodoviários e o Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene).

A construção do porto demandará recursos de 5,6 bilhões de reais. Destes, 3,6 bilhões serão recursos privados investidos na Zona de Apoio Logístico (ZAL), que será controlada pelo Governo do Estado da Bahia. Os outros 2 bilhões de reais serão destinados ao Terminal de Uso Privativo (TUP) da Bahia Mineração (Bamin), subsidiária brasileira da empresa cazaquistanesa sediada em Luxemburgo Eurasian Natural Resources Corporation (ENRC) que é a principal interessada na construção do porto para a exportação do minério de ferro retirado de suas minas no município de Caetité, Bahia.

O projeto prevê a movimentação de 60 milhões de toneladas de cargas em 10 anos, chegando a 100-120 milhões em 25 anos. Caso essas previsões se confirmem o Porto Sul poderia assumir o posto de terceiro maior porto do Brasil.

O Porto Sul é o maior empreendimento portuário do Nordeste do Brasil e um dos mais importantes projetos logísticos do Brasil, com sua área de influência abrangendo os estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso.

O porto tem sido muito criticado por inúmeros ambientalistas devido aos impactos ambientais negativos que causará, especialmente à mata atlântica (Fonte: wikipédia)

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