Luto! Morre empresário Raymundo da Fonte



Texto do Obituário

O empresário e advogado pernambucano Raymundo Luiz Cavalcanti da Fonte morreu aos 99 anos na tarde desta quinta-feira (07/05) no Recife. Um visionário empreendedor, o pioneiro na indústria pernambucana Raymundo da Fonte deixou a esposa Elza Andrade Lima da Fonte, oito filhos, 45 netos e mais de 80 bisnetos. A causa da morte foi em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19. O empresário faleceu em casa, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. O sepultamento foi restrito à família e seguiu todos os protocolos orientados pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária.

 Nascido no Recife em 14 de dezembro de 1920, Raymundo fez faculdade de Direito e teve formação religiosa no Seminário de Olinda. Incansável pesquisador, também tinha o sonho de estudar engenharia. Aos 25 anos, o empreendedor nato, iniciou sua atividade industrial, quando lançou no nordeste o primeiro produto inseticida, a espiral Sentinela. Em seguida, lançou para o Rio de Janeiro o espiral “Alerta” e se tornou o maior fabricante do segmento no Brasil. A partir da década de 1960, embarcou no segmento de produtos de limpeza e, a partir da década de 1970, investiu também no ramo alimentício. Seu Raymundo, como era carinhosamente chamado pelos amigos e funcionários, iniciava ali o sonho de melhorar a vida de milhares de famílias brasileiras.

 Ao longo de sua trajetória se mostrou um líder que valorizava seus funcionários e olhava nos olhos ao falar com as pessoas. Segundo ele, seu segredo para o sucesso era “tratar todas as pessoas como gostaria de ser tratado”. Arrojado e à frente do seu tempo, Raymundo da Fonte foi amante das inovações, sempre atento às novas tecnologias e abertos a descobertas. Com um olhar voltado para o que estava ao seu redor, não perdia vista o futuro, em busca de um mundo melhor e mais fácil
para todos.

O grupo industrial pernambucano Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte carrega o nome do empreendedor e o seu legado. A empresa, referência no mercado, possui 74 anos de história, cerca de 2.700 funcionários e 5 fábricas espalhadas nos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Pará e Rio de Janeiro, que produzem mais de 350 produtos de limpeza, higiene pessoal, condimentos e inseticidas e, em média, 250 milhões de litros de água sanitária, 200 milhões de sabonetes, 70 milhões de litros de vinagre e 45 milhões de litros de amaciante por ano. O portfólio faz parte da família brasileira desde 1946 e se moderniza constantemente através de pesquisa e tecnologia, importadas da França, Alemanha, Japão, Suécia e Itália. As marcas assinadas pelo grupo, como Brilux, Even, Sonho e Minhoto, são líderes no mercado da região Norte-Nordeste, que concentra mais de 90% dos pontos de venda da companhia.

Quem conheceu o empreendedor de perto sabe da sua determinação, do seu empenho, da sua entrega e do seu amor por cada pedacinho da empresa. Os seus gestos de cuidado e carinho, além da sua sabedoria e fé na vida, formaram a semente germinada que até hoje dão frutos. E esses frutos vão longe. 

As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte seguem com o compromisso assumido por Raymundo da Fonte, gerando emprego, movimentando a economia, mas, antes de qualquer coisa, em uma contínua busca por produtos que façam a diferença na vida das
pessoas.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu