ARMÁRIO COLETIVO DE ILHÉUS mobiliza troca de livros didáticos e Módulos para estudantes que farão ENEM


 

O projeto Armário Coletivo de Ilhéus completou 07 meses com milhares de objetos compartilhados; são livros, roupas, sapatos e até mudas de plantas.

A ideia de 2 moradores do bairro Pontal com apoio institucional do Grupo de Amigos da Praia  partiu de um conceito de Economia Circular e Compartilhada.

“Compartilhamos carros particulares através de aplicativos famosos, compartilhamos imóveis e aluguéis por temporada também, o UBER e AirBNB são a grande prova de que a Economia Compartilhada é o presente e o futuro, precisamos desfrutar desde poder econômico desta abundância”, diz a co-fundadora da ação , a advogada Jurema Cintra.

O Armário se baseia em 3 princípios:

- deixe o que gostaria de receber;

- cuide do armário como se fosse seu ;

- compartilhe o que quiser;

 

Assim, através do compartilhamento de itens de segunda mão em perfeito estado para ser reutilizados, da auto-gestão e auto-responsabilidade, o armário fica numa calçada, ao ar livre por 24 horas, todos os dias, situado na Travessa do Bonfim, bairro Pontal, bem próxima a outra entrada do Colégio Militar.

Neste momento de Pandemia e incertezas o Armário continua sendo frequentado, muitas pessoas estão mais tempo em casa, e percebendo o tanto de objetos que possuem e não usam. O Armário Coletivo visa gerar esta INDAGAÇÃO:

o USO não seria mais importante que a POSSE?

 Pra que ter uma furadeira super cara quando precisamos apenas do FURO na parede???

Diante da situação de incertezas em relação ao ENEM, em que diversos alunos não tem acesso à internet de alta velocidade, bibliotecas e colégios ainda fechados, sentiu-se a necessidade de instigar ainda mais a TROCA DE LIVROS E MÓDULOS escolares.

Quantos estudantes terminaram o ensino médio em dezembro de 2019 e tem esse material BOM E ATUALIZADO EM CASA?  Revistas, livros literários também são bem vindos, estudantes de escolas públicas e particulares, que estudam com bolsas, ou que os pais perderam o emprego, estão em vulnerabilidade, e o compartilhamento pode ser este ponta-pé para mudarmos isso. Conhecimento precisa ser compartilhado de várias formas.

Mas compartilhar é uma via de mão dupla, da mesma forma que você pode deixar o que quiser, pode pegar o QUE PRECISA, caso encontre.

O Armário Coletivo de Ilhéus foi inspirado na versão de Florianópolis e sempre que possível recebe consultoria de Carina Zagonel idealizadora na capital de Santa Catarina.

LIVROS e LIVROS, MÓDULOS e MÓDULOS, material que fica, a maioria das vezes, parados nas casas dos estudantes, e em 01 ou 02 anos viram LIXO.  Não podemos deixar que isso ocorra; USAR O MESMO LIVRO VÁRIAS vezes é muito relevante, por uma questão econômica, social, educacional e ambiental. O mundo não suporta mais este modelo de Economia Linear , em que extraímos da natureza, processamos em fábricas, vendemos em lojas em poucos dias tudo vira Lixo e acúmulo dentro de nossas casas, para piorar descartamos erroneamente poluindo tudo ao nosso redor, basta uma caminhada pelas praias de Ilhéus para encontramos tanto lixo.


Jurema Cintra ressalta que a proposta do Armário Coletivo é uma das partes da ECONOMIA CIRCULAR, onde os objetos precisam ser utilizados várias vezes ou resignificados com técnicas de #upcycling.

 “Não queremos reforçar a cultura da doação que está sempre ligada à pobreza, um sujeito passivo recebe de alguém que DESCARTA o que não quer. Com o compartilhamento reforçamos a cultura da ABUNDÂNCIA, da riqueza; pois existe tantas coisas produzidas no mundo que podemos trocar e compartilhar e os recursos naturais serem poupados. No Armário Coletivo todos os Usuários são sujeitos ATIVOS, por que deixa com muito carinho algo para alguém. E esse alguém ESCOLHE O QUE PRECISA OU NÃO a partir de seus próprios desejos e necessidades.”  Completa Jurema Cintra.



 

Instagram do Armário Coletivo @armario_de_ilheus

Endereço Travessa do Bonfim, Pontal, perto da Obra do Pontal Park

Criado em outubro de 2019

Contato Jurema ou Paulo Paraíso: 073-991128849

falecomjurema@gmail.com


Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu