S.O.S HOSPITAL COSTA DO CACAU




S.O.S COSTA DO CACAU: ESSE FOI O TITULO INDICADO PARA ESSA MATÉRIA, POR UMA FUNCIONÁRIA DO COSTA DO CACAU QUANDO PROCUROU O BLOG INFOR ILHÉOS PARA RELATAR AS CONDIÇÕES INSALUBRE VIVIDA DIARIAMENTE NO REFERIDO HOSPITAL.


Segundo a funcionária que preferiu não ser identificada, relatou que os funcionários do primeiro turno entram para trabalhar às 7 e encerram as atividades às 19:00hs e que só tem direito a 2 máscaras cirúrgicas descartável para exercer as funções por 12 horas de trabalho indo de encontro as orientações da OMS que diz que a utilização dessas mascaras não pode ser superior a 2 horas, foi informado também que o avental é utilizado por 12 horas, assim como o pró-pé, ou seja, durante todo o turno trabalhado.

A funcionária também informou que eles recebem uma máscara N 95 para ser utilizada quando for trabalhar diretamente com pacientes que  estejam com suspeita de COVID-19 ou casos confirmados, sendo que os superiores obrigam que essa mascaras sejam utilizadas por 7 dias, mas que essa máscara não pode esterilizar pois não pode umedecer....

Diante da pandemia os órgãos de saúde para tentar economizar no uso das mascaras N95 determinaram que o uso desse respirador poderá ser prolongado da data de validade do fabricante, isso fragiliza o produto e coloca em risco a vida dos funcionários e corrobora para o crescimento dos casos dentre os profissionais de saúde. Acompanhe a nota da Anvisa e fabricante:

Anvisa: "A máscara de proteção respiratória deverá estar apropriadamente ajustada à face. A forma de uso, manipulação e armazenamento deve seguir as recomendações do fabricante e nunca deve ser compartilhada entre profissionais."
Fabricante: "Todos os respiradores N95 liberados pelo FDA são rotulados como dispositivos descartáveis ​​de "uso único". Se o seu respirador estiver danificado ou sujo, ou se a respiração se tornar difícil, remova-o, descarte-o adequadamente e substitua-o por um novo. Para descartar com segurança o seu respirador N95, coloque-o em um saco plástico e coloque-o no lixo. Lave as mãos após manusear o respirador usado."
Anvisa: Nota (21.03.2020): Pode-se considerar o uso de respiradores ou máscaras N95 ou equivalente, além do prazo de validade designado pelo fabricante para atendimento emergencial aos casos suspeitos ou confirmados da COVID-19. No entanto, as máscaras além do prazo de validade designado pelo fabricante podem não cumprir os requisitos para os quais foram certificados. Com o tempo, componentes como as tiras e o material da ponte nasal podem se degradar, o que pode afetar a qualidade do ajuste e da vedação. 
Este tipo de uso pode ser liberado APENAS devido à demanda urgente causada pela emergência de saúde pública da COVID-19. Os usuários dessas máscaras que excederam o prazo de validade designado pelo fabricante devem ser orientados sobre a importância das inspeções e verificações do selo antes do uso. Os usuários devem tomar as seguintes medidas de precaução antes de usar as máscaras N95 (além do prazo de validade designado pelo fabricante) no local de trabalho: - Inspecione visualmente a máscara N95 para determinar se sua integridade foi comprometida (máscaras úmidas, sujas, rasgadas, amassadas ou com vincos não podem ser utilizadas). - Verifique se componentes como tiras, ponte nasal e material de espuma nasal não se degradaram, o que pode afetar a qualidade do ajuste e a vedação e, portanto, a eficácia da máscara. - Se a integridade de qualquer parte da máscara estiver comprometida ou se uma verificação bem-sucedida do selo do usuário não puder ser realizada, descarte a máscara. 
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/NOTA+T%C3%89CNICA+N%C2%BA+05-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA+-+ORIENTA%C3%87%C3%95ES+PARA+A+PREVEN%C3%87%C3%83O+E+O+CONTROLE+DE+INFEC%C3%87%C3%95ES+PELO+NOVO+CORONAV%C3%8DRUS+EM+INSTITUI%C3%87%C3%95ES+DE+LONGA+PERMAN%C3%8ANCIA+PARA+IDOSOS%28ILPI%29/8dcf5820-fe26-49dd-adf9-1cee4e6d3096 

A funcionaria relatou que a situação no COSTA DO CACAU está bastante preocupante e que eles colocam pacientes que ainda não fizeram o teste para o COVID-19, no mesmo ambiente que outros já confirmados, isso por mero "achismo" e por não ter local suficiente para colocar todos os pacientes.

Realmente a situação está bastante preocupante no município de Ilhéus, visto que, o COSTA DO CACAU hoje tem se tornado o epicentro do CORONAVÍRUS, hoje é considerado um hospedeiro do vírus e tem infectado tanto pessoas que vão tratar de outras doenças, como também, principalmente os profissionais de saúde, como é o caso do médico que morreu e trabalhava lá, assim como os outros que foram infectados e se encontram na UTI.


Já os pacientes que foram tratar de outros procedimentos e foram infectados são:
Um idoso de 82 anos, residente em Itacaré foi fazer um procedimento de uma bolsa de colostomia e foi infectado, uma mulher de Ubaitaba estava internada com outra doença e foi infectada pelo, assim como o primeiro caso da cidade de Canavieiras foi uma paciente de 73 anos, internada com outros problemas de saúde e foi infectada no costa do cacau.

Diante do crescente número de casos confirmados na cidade de ilhéus pode-se afirmar que é causado do fator hospedeiro COSTA DO CACAU, que foi instalado para atender a uma demanda de 27 municípios, mas o governador estendeu para 69 municípios, e que ilhéus é referencia para hospedar os infectados de todos os municípios circunvizinhos, então se o governo do estado não investir em centro de triagem em Ubaitaba, Uruçuca, Itabuna, entre outros, os números continuarão a crescer, com toque de recolher ou com o povo na rua.

COM ISSO OS FUNCIONÁRIOS DO COSTA DO CACAU, DE MAQUEIROS A MÉDICOS PEDEM COM URGÊNCIA, MAIS RESPEITO AS SUAS INTEGRIDADES E RESPONSABILIDADE COM MAIS INVESTIMENTOS EM PROTEÇÃO NO AMBIENTE LABORAL.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Nossa gente que absurdo. Que Deus proteja vcs. Onde eu trabalho a máscara N95 passou de 7 para 14 dias, mas troco a cada três dias. Que situação essa nossa. Que Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  2. a irresponsabilidade dos governantes ligados a essa Tuma so sabem criticar por criticar opositores, mas no Governo sao escrotos, incompetentes, corruptos e tratam a sociedade como formigas rastejantes massa de manobra eleitoral.

    ResponderExcluir
  3. Tá frio á coisa no costa do cacau.Moradia do coronavirus

    ResponderExcluir
  4. Situação lamentável desde que foi trocada a administração neste Costa do Cacau a saúde entrou no caos total tá aí a prova!

    ResponderExcluir
  5. Hospital Costa do cacau e um hospital muito frio é pôr isso que o vírus tá concentrado lá dentro. DEUS tenha misericórdia.

    ResponderExcluir
  6. Uma cidade, que tinha a casa de saúde, Santa Isabel , Regional , e agora só tem são José e costa do cacau . A população aumentou e os hospitais , diminuíram . Fora que ainda tem que receber pacientes de cidades vizinhas e um absurdo . Pois aquele hospital não dão conta nenhe dos pacientes de Ilhéus . E muito triste , e preocupante nossa situação . O regional fechado porquê eles não fazem uma limpeza e colocar pra funcionar como centro de triagem . A situação só piorando e eles não fazem nada para mudar ou ajudar a população . Falaram que iriam fazer mais não fazem nada . Enquanto não morrer ninguém da família deles está ótimo. E outra não fazem porque não querem dinheiro tem .e não e pouco . Ranço desses políticos inconpetentes sem coração, sem respeito, só Deus por nós mesmo

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus! Cobrem do governador e do prefeito....kd a verba Federal para usar na Pandemia...
    .

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)

Close Menu